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INFLUÊNCIA DA MÍDIA NO MUNDO DA MODA


25 de JANEIRO de 2022

Devido ao seu considerável desenvolvimento, as mídias, tradicionais e digitais, possuem enorme influência nas decisões de consumo da população e no mundo da moda isso não é diferente. Nos dias atuais, a internet tem sido a principal dissipadora de tendências de moda combinada com uma sociedade ocidental voltada ao consumo e altamente influenciável, o mundo da moda, através dos meios de comunicação, determina o que é belo, o que é certo e o que é errado, como se vestir e como se comportar, muitas vezes sem levar em conta a singularidade dos indivíduos. Atores, músicos, super modelos e influenciadores de moda e beleza são frequentemente chamados para mediar a informação produzida por marcas que buscam, por meio da credibilidade e da facilidade de dialogar com determinados públicos, uma ponte para influenciar seus consumidores.


A MODA NO OCIDENTE


A sociedade ocidental pode ser considerada a mais influenciável pois em muitos países a relação com suas raízes culturais, que refletem na maneira de se vestir, não é das mais exaltadas e incentivadas. Com a falta de um “padrão” cultural, muito presente em países como Índia e Arábia Saudita, a liberdade de buscar novos estilos faz com que estejam mais abertos a novidades que a comunidade produtora de moda apresenta.


PRINCIPAIS PAÍSES INFLUENCIADORES


Na lista dos países mais influenciadores quando o assunto é moda, devemos citar os Europeus, França e Itália, ambos com relevância histórica para o desenvolvimento do mercado, sendo berços de muitas marcas tradicionais, conhecidas universalmente e também da Alta Costura. Já nas Américas, os Estados Unidos é o responsável por apresentar diferentes referências de várias partes do país para boa parte do planeta.


PRINCIPAIS MÍDIAS INFLUENCIADORAS


No campo da comunicação, no ano de 2020 quem ditou as tendências de consumo e moda foi a rede social TikTok, tendo um boom de crescimento no início da pandemia em 2020 a empresa vem conseguindo ampliar o número de usuários significativamente com seus vídeos curtos, que em geral variam de 15 a 30 segundos, onde pessoas do mundo inteiro compartilham seus gostos e ajudam a popularizar ideias que exibidas repetidamente indicam tendências. Um exemplo é a volta de referências dos anos 2000 ao mundo da moda, com o ressurgimento de peças como calças de cintura baixa, estampas mais fofas, além de acessórios coloridos e em grande quantidade.

Além do TikTok, quem segue influenciando na internet é a rede social Instagram, uma rede de fotos, vídeos, lives, entre outras funções, que se tornou famosa pelo envolvimento fiel de seus usuários que investem em seus perfis para fins de entretenimento, mas também com foco no profissional. Atualmente, diversos influenciadores de diversos assuntos, como moda, beleza, estilo de vida, além famosos do mundo da música, TV e cinema, têm presença marcante na rede social, o que ajuda na formação de opinião e no crescimento das marcas que investem na rede.


ESTEREÓTIPOS SOBRE O ORIENTE


O oriente é o lado do mundo em que grande parte das pessoas têm um olhar estereotipado, ofuscando o lado bom da região que é muito marcada pelos conflitos armados que nos fazem remeter o oriente constantemente a terrorismo, guerra, pobreza e intolerância. Ter este tipo de pensamento só revela como os ocidentais estão focados somente naquilo que temos ao alcance, ou seja, aquilo que vivemos dentro de nossas bolhas. A mídia certamente influencia na opinião sobre o oriente, mostrando com frequência as suas mazelas e fazendo com que os pensamentos estereotipados

prevaleçam em nossa mente.


MODA NO ORIENTE


O fato de que a moda ocidental é mais moderna e com isso mais atual, não é

nenhuma novidade, visto que a maioria das marcas que conhecemos são do

ocidente.

A moda do oriente é baseada na sua cultura e nos seus princípios religiosos,

seguindo tradições dos povos das nações, apresentando poucas mudanças ao longo dos anos. No entanto, podemos destacar é que a moda oriental vem buscando uma modernização através de inspirações das tendências atuais que estão sendo inseridas nas suas composição, seja através das joias, indispensáveis no look das mulheres no Oriente Médio, podendo ser pulseiras, anéis, brincos e colares, com muito brilho e elegância, ou por meio de suas vestimentas, especialmente nas tradicionais burcas que cobrem todo o corpo da mulher deixando apenas os olhos amostra, e nos hijabs, que são um tipo de véu que cobre apenas o cabelo das mulheres, sendo diferente em relação a burca que é mais conservadora por causa da sua origem cultural e religiosa.

Entre as empresas que investem na moda na região, podemos citar a AAVVA Fashion, uma marca de roupas luxuosas do Oriente Médio que surgiu em 2014 como fruto de uma parceria entre o engenheiro civil libanês Ahmad Ammar e o arquiteto brasileiro Vincenzo Visciglia. Suas roupas são modernas e luxuosas e contribuem para dissipar o estereótipo enraizado em nossa mente em relação ao Oriente Médio e aos países árabes sobre moda e suas tradições.


REFERÊNCIAS:


MARTINS, Carla Cristina Siqueira. MARTINS, Ana Caroline Siqueira. Cultura,

Consumo e mídia: o espetáculo “moda” está no ar! IARA - Revista de Moda, Cultura

e Arte. Vol. 8 no 2 – Janeiro de 2016, São Paulo: Centro Universitário Senac.

Disponível em

http://www1.sp.senac.br/hotsites/blogs/revistaiara/wp-content/uploads/2016/03/86_I

ARA_artigo_revisado.pdf. Acesso em 08/05/2021.


MASSOUD Isabella; 13 abril 2017.; MODA INTERNACIONAL: ORIENTE MÉDIO;

Disponível em: >http://redacao.mackenzie.br/moda-internacional-oriente-medio/<

Acessado em: 01 maio de 2021


MENEGHETTI Luana; 14 junho 2019; A GRIFE BRASILEIRA DAS ARÁBIAS;

Disponível em: >https://www.istoedinheiro.com.br/a-grife-brasileira-das-arabias/ <

Acessado em 01 maio de 2021


OLIVETE Luiza Ana; 2014; ROUPA OCIDENTAL: GLOBALIZAÇÃO E

DIFERENÇAS CULTURAIS; Disponível em:

>https://www.google.com/amp/s/audaces.com/roupa-ocidental-globalizacao-e-difere

ncas-culturais-2/amp/< Acessado 28 de abril 2021


VELHO, Alice Bittencourt. Consumo, Moda e Mídia. Rio de Janeiro,2007.

Universidade Federal do Rio de Janeiro. Disponível em

https://pantheon.ufrj.br/bitstream/11422/1627/1/AVelho.pd. Acesso em 08/05/2020.


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