logotipo

Notícias, Tendências e Novidades em Moda em Americana - SP

VALE A PENA APOSTAR NO CORSET NA SUA LINHA DE PRODUTOS?


26 de JANEIRO de 2022

O corset nasceu no ano de 1800 e desde então nunca mais saiu de moda, é uma peça atemporal. A partir de meados de 2020, cresceu o desejo por essa peça. Antigamente símbolo de opressão para a mulher, hoje se tornou uma peça do guarda roupa fashionista. Será que vale a pena apostar no Corset para a sua linha de produtos?


Antes de responder essa questão, vamos conhecer um pouco sobre a história dessa peça.


A HISTÓRIA DO CORSET


A palavra corset é de origem francesa, que traduzida significa espartilho. O corset tem uma longa história com origem na Grécia antiga, Creta e Idade Média, lugares onde as pessoas usavam panos para acentuar a silhueta. Após a revolução francesa, em 1810 a peça volta com uma diferença: os seios eram separados e começa a moldar a silhueta com formato de ampulheta.

Em 1900 o modelo sofre uma mudança, a frente fica reta enquanto as costas formam um “S”, com o passar do tempo ele vai descendo até o meio das pernas e é acoplado às meias.

Com a primeira guerra, os corsets vão desaparecendo pouco a pouco, e ressurgem em 1940 com Christian Dior, com uma aparência de corselet. A modelagem e forma original dos corsets volta em 1980.


OS CORSETS NA ERA VITORIANA


Na era vitoriana os corsets eram usados a partir dos três anos de idade, moldando a cintura e o corpo. Os médicos da época diziam que o uso causava câncer, escoliose, ataque cardíaco e deformação de bebês; também diziam que o uso do mesmo poderia causar o aquecimento do sangue e fazer ele subir à cabeça, causando efeitos lascivos e até deixar a mulher estéril. Porém, pesquisadores da área da moda e da saúde não encontraram nenhuma prova de que os corsets causavam as tais doenças.


O CORSET NOS ANOS 70


O corset voltou em 1970 com o movimento Punk, porém, como uma peça externa. Já em 1980, a cantora Madonna usou um icônico modelo, alterando a estética de opressão do corset e trazendo a de sexualidade agressiva. 


O CORSET NO SÉCULO XXI


A volta do corset no século XXI ocorre por meio das populares artistas e modelos americanas conhecidas, como irmãs Kardashian, que usam a peça tanto externamente quanto internamente.

Existe uma técnica para diminuir a cintura que consiste no uso prolongado do corset que é chamada de Tight Lacing. Nesta técnica a pessoa usa a vestimenta das 6 às 18 horas diariamente, podendo ser prolongado e ocorrer até mesmo enquanto a pessoa dorme, formando o corpo “violão”. É importante dizer que a técnica pode causar malefícios à saúde, já que o corset normalmente é usado uma numeração menor para esta finalidade. Os problemas causados pela frequência do uso do corset são o enfraquecimento da musculatura, dificuldade de respiração, má pressão sanguínea, causando o aparecimento de varizes e comprimindo órgãos internos e, para pessoas com predisposição à trombose, o uso deve ser liberado por um médico.


ENFIM, VALE A PENA INVESTIR NO CORSET?


O corset esteve presente em diversos momentos da história da moda, sofrendo alterações conforme a época e suas necessidades, e isso não muda no século XXI. Para saber se você deve ou não investir nele é preciso observar o público-alvo da marca. Caso o público tenha um estilo mais sexy, empoderado e fashionista, esse tipo de produto pode ser um bom investimento; porém, caso o público preze mais pelo conforto, mas mesmo assim buscam por essa peça, seria mais indicado investir em uma das “variações” mais confortáveis do corset, sempre lembrando das necessidades do seu público-alvo. Além do corset, que é o verdadeiro espartilho mais estruturado com hastes que normalmente são de aço inoxidável, chamados de “barbatanas” e amarrações para ajustar na cintura, pode-se investir em outras opções parecidas com o corset, como o corselet, típico na moda íntima com barbatanas de plástico e feitos com material elástico. Ou o corpete, que não é tão estruturado e rígido como um corset, sendo mais confortável e acessível.


ARTIGO ESCRITO POR:


Ana Carolina Verdoodt*

Sara S. de Lima*

Ágatha Rodrigues*


REFERÊNCIAS:


CATRACA LIVRE. Tight lacing técnica altera disposição de costelas e preocupa médicos. Catraca Livre, 2019. Disponível em:<https://catracalivre.com.br/saude-bem-estar/tight-lacing-tecnica-altera-disposicao-de-costelas-e-preocupa-medicos/>. Acesso em: 20 abr. 2021.


HISTÓRIA DA MODA. Uma breve história dos corsets, seus mitos e controvérsias. Moda histórica, 2013. Disponível em:<http://modahistorica.blogspot.com/2013/10/corset-peca-mais-controversa-da.html>. Acesso em: 20 abr. 2021.


ZANOTTI. Qual a diferença, você sabe? Corset, corselet, espartilho e corpete. Zanotti, 2019. Disponível em:<https://zanotti.com.br/blog/qual-a-diferenca-voce-sabe-corset-corselet-espartilho-e-corpete/>. Acesso em: 20 abr. 2021.


O Portal Americana Moda une os empresários envolvidos na indústria, serviços e comércio de moda e vestuário tendo como ponto de contato a região de Americana e Santa Bárbara D'Oeste, famoso pólo de moda brasileiro. Para você que é industrial da moda e vestuário de Americana, Santa Bárbara e região chegar mais longe e aumentar suas vendas no atacado, atingindo lojistas que até então não conheciam sua marca ou não consideravam te visitar na hora de abastecer e renovar seus estoques. Para você que é lojista de São Paulo e Interior e procura expandir as opções de compra no atacado dentro das mais variadas tendências da moda, com um amplo leque de opções à sua disposição. Para você que é industrial da moda e vestuário de São Paulo e Interior e procura serviços de qualidade para sua costura externa e já conhece o potencial e a qualidade das oficinas de costura de Americana, Santa Bárbara D'Oestes e região, mas não tinha acesso a todas as opções disponíveis na hora de escolher a oficina mais adequada para você. Para você que vive o setor de moda e vestuário de alguma forma, um canal de notícias, informações, anúncios de vagas, serviços e equipamentos. Nosso objetivo é AUMENTAR O PODER DE ALCANCE DA SUA EMPRESA e GERAR MAIS NEGÓCIOS!

© 2016-2024 Americana Moda, um site Roteiro da Moda

facebook  instagram

site desenvolvido pela: pratza